sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Creatina Engorda?

Creatina engorda? Creatina emagrece? Creatina da espinhas? Creatina retém líquido? Afinal, creatina faz bem ou mal? Quais os efeitos colaterais da suplementação de creatina? Muitas dúvidas surgem sobre este suplemento que se torna cada vez mais popular.

Creatina faz bem ou mal para saúde?

Melvin William, um PhD em Educação Física e em Ciências do Exercício pela Universidade de Maryland (EUA), diz que "ela [a creatina] tem eficácia comprovada para esportistas amadores, idosos, diabéticos e pode até ser usada na reabilitação de alguns pacientes".

Efeitos Colaterais da Creatina: Creatina faz bem ou mal a saúde?

O Dr. Paul Balson, do Instituto Karolinska, é um dos maiores estudiosos da Creatina administrada em seres humanos. Ele diz que "pelo o que conhecemos, o único efeito colateral da creatina é o aumento de massa corporal".

De fato, a ciência nos diz que a creatina é um suplemento seguro.

Em 1998, a creatina foi proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) com o argumento de que ela sobrecarregaria os rins. Um estudo da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da Universidade de São Paulo (USP), feito pelo Laboratório de Nutrição e Metabolismo Aplicados à Atividade Motor, em 2008, mostrou que a creatina não sobrecarrega os rins.

Outro mito recorrente é o de que a creatina poderia atrapalhar o desenvolvimento de adolescentes. Não há absolutamente nenhuma comprovação científica disto. A creatina é produzida pelo corpo e consumida em alimentos independente da idade.

Efeitos Colaterais da Creatina

Por fim, a creatina já foi, equivocadamente, associada aos esteroides anabolizantes. A creatina não é um hormônio, portanto não pode ser feita associação alguma com os famigerados anabolizantes.

Estudos da década de 90 mostraram que o uso da creatina é benéfico no combate de alguns tipos de câncer. A ciência ainda vai mostrar mais benefícios e aumentar as provas de que a creatina só faz o bem.

Creatina da Espinha (acne)?
Não há nenhum estudo que identifique uma relação de causa e efeito entre a suplementação de creatina com o aparecimento de espinhas. O que é relatado é um aumento de oleosidade da pele em alguns usuários de creatina. Tal aumento, por si só, não é causador da acne. Para remediar, basta lavar o rosto com um sabão específico para peles oleosas algumas vezes ao dia (principalmente ao acordar).

Creatina emagrece ou engorda?
O uso da creatina ajuda no aumento da intensidade do treino, o que aumenta o gasto calórico e auxilia no emagrecimento.

Efeitos Colaterais da Creatina

Além deste benefício imediato, um estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) mostraram que usuários de creatina apresentam um menor nível de açúcar no sangue. Tal constatação levantou a hipótese de que a cretina puxaria boa parte do açúcar do sangue para dentro das células musculares. A consequência é benéfica para quem deseja emagrecer: a queimada de glicose impede que ela seja armazenada em forma de gordura.

Creatina retém liquido?
A Creatina, de fato, retém liquido dentro das células musculares. Usuários de Creatina vão experimentar um aumento de peso e sutil aumento do volume muscular após iniciarem a suplementação.

Por conta da retenção é necessário que se beba muita água durante o dia.

Algumas pessoas argumentam que a retenção líquida se refere a quantidade de água extracelular (fora da célula). A Creatina aumenta a concentração de líquido intercelular (dentro da célula). Portanto, por este raciocínio, a Creatina não retém líquido.

Veja as diferenças dos tipos de creatina.

Dúvidas? Comente abaixo!

Um comentário:

  1. eu tenho medo de engordar com creatina faz massa magra ou não ?

    ResponderExcluir