sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Tipos de Creatina e Suas Diferenças

A creatina é uma substância produzida naturalmente pelo corpo. Os órgãos envolvidos em tal produção é o fígado, o pâncreas e os rins. A molécula de creatina é sintetizada por três aminoácidos: arginina, lisina e metionina. É possível ingerir creatina por duas formas: através da ingestão de alimentos e por via da suplementação.

Para se obter 5 gramas de creatina, é necessário comer 1 kg de carne vermelha.

Por conta da creatina estar bastante presente em carnes, boa parte dos vegetarianos têm baixos níveis de creatina no corpo e devem suplementar.

Atletas de diversos esportes podem ser beneficiados pelo consumo de creatina. Há diversos tipos de creatina e eles têm diferenças básicas. Conheça abaixo os tipos de creatina.

Tipos de Creatina

Conheça a melhor marca de creatina.

Creatina Monohidratada


A creatina monohidratada é também conhecida como creatina pura, pois não possui aditivos. A monohidratada é o tipo de creatina mais popular. Ela é composta por 88% de creatina e 12% de água. Os efeitos são mais lentos por conta da sua absorção fraca.

Tipo de Creatina: Monohidratada

Esta é a creatina mais barata e a mais estudada nos meios acadêmicos. Portanto, seus efeitos e benefícios são amplamente conhecidos pela ciência.

Creatina Micronizada
A creatina micronizada é um pouco mais cara que a monohidratada. Suas partículas são menores, o que facilita a absorção. Ela nada mais é do que a creatina monohidratada quebrada em pedacinhos menores.

Creatina Alcalina
A creatina alcalina é menos famosa em relação aos outros tipos de creatinas. Ela é alcalinizada e possui o pH maior que as outras creatinas. Por conta disso, a molécula permanece mais estável quando entra em contato com uma substância líquida.

Quanto maior o pH, menor é a conversão da creatina em creatinina.

Creatina Animal
A creatina animal é feita, como o nome entrega, para animais. Você pode ouvir alguém falar "um amigo meu toma e não teve nenhum problema". Embora ela seja mais barata, ela é contra-indicada para seres humanos. É loucura suplementar com este tipo de creatina, mas se você ainda esta pensando em fazer isso, saiba que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não fiscaliza muito bem os suplementos voltados para os animais. Ela também é mais granulada, o que diminui (e muito) a absorção.

Creatina de Cavalo
Você pode ter ouvido por aí a seguinte frase: "com creatina de cavalo, eu não ando, eu galopo". O grande problema da creatina de cavalo, além dos já citados no verbete acima, é que ela tem uma grande concentração de cromo, que pode causar a falência renal e problemas no fígado.

Creatina Animal: para Cavalos

Creatina Líquida, em Pó ou Cápsula?
A creatina líquida é famosa por sua suposta maior absorção, por já estar dissolvida em água. Alguns estudos científicos apontam para uma menor eficácia deste tipo de creatina, principalmente pela creatina não ser muito estável em forma de líquido. Outros estudos indicam que suplementos de creatina líquida contém muito pouca creatina.

Tipos de Creatina e suas Diferenças


A creatina em cápsula é mais portátil, mas possui uma menor absorção e dificulta que se dose uma quantidade pré-determinada. A creatina em pó é mais popular e apresenta uma maior absorção.

Leia o artigo para que serve a creatina.

Qual a Creatina Boa?
Em vista de todas as diferenças entre os tipos de creatina discutidas anteriormente, concluímos que a melhor creatina é a micronizada por sua maior absorção, embora seja mais cara.

Qual o tipo de creatina que você gosta mais? Comente abaixo!

4 comentários:

  1. Uso micronizada da optimum e estou vendo resultados!

    ResponderExcluir
  2. Uso micronizada da optimum e estou vendo resultados! Indico fortemente.

    ResponderExcluir
  3. Micronizada, sem sombra de dúvida, mas se duvidas existissem, teriam sido esclarecidas após a leitura deste artigo tão elucidativo !

    ResponderExcluir